Estudo de impactos em sistemas de distribuição de média tensão com alta penetração de geração distribuída fotovoltaica

Nome: PATRICK TREVIZANI BARBOSA

Data de publicação: 15/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JUSSARA FARIAS FARDIN Orientador

Resumo: O nosso planeta é movido por energia e cada vez mais se torna necessário adequar-se ao aumento da demanda, principalmente quando se trata de energia elétrica. Ocorre que grande parte da população desconhece a fonte ou origem da geração de energia.
Porém, com discussões sobre os danos ambientais que fontes poluidoras proporcionam, principalmente de fontes oriundas de combustíveis fósseis, o mercado energético tem procurado soluções e alternativas que promovam menos impacto ao meio ambiente. Dessa forma, vem ocorrendo a intensa procura por fontes renováveis de energia elétrica, proporcionando avanços em diferente áreas, entre elas o de Geração Distríbuida (GD), que se trata de um modelo de geração/distribuição alternativo ao sistema centralizado de suprimento de energia elétrica. Apesar de apresentar diversos benefícios, o aumento da inserção de GD’s pode impactar diretamente na operação das redes de distribuição, alterando parâmetro relacionados a perfil de tensão, estabilidade do sistema e aos níveis de curtos-circuitos. Entre as tecnologias que implementam esse modelo está a fotovoltaica, que permite a propagação e competitividade comparado a outras fontes, principalmente no Brasil por ser um país com condições favoráveis para aproveitamento desse tipo de energia. Nesse trabalho, serão analisados dois cenários sendo que no primeiro foi realizado uma avaliação de variabilidade da corrente em uma rede de distribuição no sistema do IEEE da 13 barras, através de um modelo simplificado de geradores fotovoltaicos. Em relação à demanda das cargas do sistema, os níveis de potência fornecida pelos geradores foram alterados conforme dados da curva de carga e condições meteriológicas específicas de duas regiões com diferentes perfis climáticos, denominadas Região 1 e Região 2. Na segundo cenário, foi utilizada uma técnica de heurística desenvolvida para alocar geradores fotovoltaicos no sistema de distribuição do IEEE de 33 barras de modo a adequar o perfil de tensão conforme regulamentação do PRODIST/ANEEL e proporcionar diminuição de perdas no sistema. Para isso, foi utilizado
Fluxo de Potência Probabilístico com auxílio do método de Monte Carlo promovendo incertezas na geração. Em ambos os casos a metodologia se mostrou eficiente, sendo que no alimentador de 13 barras foi mostrado que a GD pode impactar diretamente sobre os níveis de corrente elétrica do alimentador, onde foram obtidas variações máximas de 94,08% e 90,66% para cada uma das duas regiões analisadas. No de 33 barras, houve melhoria no perfil de tensão, e significativa diminuição de perdas no sistema em torno de 35%.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910