Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Ufes

  • Os trabalhos desenvolvidos nesta linha de pesquisa objetivos desta linha de pesquisa compreendem novas técnicas e algoritmos para análise, sensoreamento, modelagem e controle de robôs móveis, incluindo sua navegação autônoma. São contemplados robôs móveis terrestres a rodas, notadamente do tipo uniciclo, e aéreos, notadamente quadrimotores, atuando isoladamente ou em formação, para execução de alguma tarefa específica em cooperação. Também são tratados temas relacionados a visão computacional e controle servo-visual de robôs móveis, assim como temas relativos ao auxílio a pessoas com deficiência motora severa, através do que se convencionou chamar robótica assistiva ou de reabilitação. Por fim, também são tratadas a análise e a síntese de novos controladores, envolvendo técnicas não lineares, controle preditivo e controle inteligente, bem como novas abordagens de sistemas de controle em geral. Também são tratados temas como não linearidades e falhas na malha de controle.

    Professores:
    Mário Sarcinelli Filho, professor permanente
    Raquel Frizera Vassallo, professora permanente
    Teodiano Freire Bastos Filho, professor permanente

  • A linha de pesquisa trata da análise e desenvolvimento de conversores estáticos tais como fontes chaveadas, conversores de frequência, fontes ininterruptas de energia, dentre outros, para aplicações industriais diversas, acionamento de máquinas elétricas, aspectos relativos à qualidade da energia elétrica, e também aplicados a energias renováveis. Abrange ainda o processamento e o planejamento estratégico da energia se estendendo para áreas correlatas tais como a supercondutividade e suas aplicações, sistemas de geração de energia a partir de fontes renováveis, planejamento da distribuição, gerenciamento de energia, geração distribuída e os novos paradigmas da proteção neste contexto, e smart grids.

    Professores:
    Domingos Sávio Lyrio Simonetti, professor permanente
    Lucas Frizera Encarnação, professor permanente
    Jussara Farias Fardin, professora permanente
    Oureste Elias Batista, professor permanente
    Walbermark Marques dos Santos, professor permanente

  • Esta linha de pesquisa desenvolve estudos em trabalhos de modelagem e implementação de dispositivos como também sistemas relacionados a Comunicações, no domínio elétrico e óptico. Os trabalhos têm foco em: 1) Dispositivos Ópticos (por ex.: lasers em fibra, amplificadores, microwave photonics); 2) Sistemas de Comunicações, tais como formatos de modulação, técnicas de múltiplo acesso, rádio sobre fibra, power line communications); 3) Redes (mais especificamente, redes ópticas - acesso e transporte, redes sem fio, redes de datacenter); 4) Sensoriamento (por ex.: internet das coisas, sensores ópticos e optoeletrônicos, aplicações biomédicas, nanotecnologia); 5) Teoria de Grafos Aplicada (tais como: projeto e análise de topologias, invariantes e medidas de centralidade, problemas de alocação, roteamento e localização, aplicações em smart grids).

    Professores:
    Anilton Salles Garcia, professor permanente
    Helder Roberto de Oliveira Rocha, professor permanente
    Jair Adriano Lima Silva, professor permanente
    Marcelo Eduardo Vieira Segatto, professor permanente
    Maria José Pontes, professora permanente
    Moisés Renato Nunes Ribeiro, professor permanente

  • -
    Professores:
    Anselmo frizera Neto - professor permanente
    Evandro Ottoni Teatini Salles - professor permanente
    Patrick Marques Ciarelli - professor permanente
    Teodiano Freire Bastos Filho - professor permanente

O objetivo do PPGEE é preparar pesquisadores e docentes qualificados, capazes de desenvolver ensino e pesquisa científica e tecnológica nos diversos setores em que se desdobra a atividade profissional em Engenharia Elétrica. O Programa outorga tanto o título de Mestre em Engenharia Elétrica quanto o título de Doutor em Engenharia Elétrica, ou seja, forma pessoal em todos os níveis de pós-graduação stricto-sensu.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Engenharia Elétrica desde 1991 e o curso de Doutorado em Engenharia Elétrica desde 1997 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.

O programa já formou 342 mestres e 114 doutores e conta com 142 alunos regularmente matriculados, sendo 88 no mestrado e 54 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910