Proteção Digital de Sistemas Elétricos de Potência

Resumo: Identificar e localizar faltas rápida e corretamente é uma das premissas para a operação econômica e confiável dos Sistemas Elétricos de Potência (SEP). Assim a operação dos Sistemas de Proteção visa restabelecer o fornecimento de energia elétrica em tempo compatível com as exigências do conjunto de consumidores afetados pela interrupção ou a identificação de defeitos latentes que podem vir a comprometer a integridade do sistema e a segurança da população.
A eficiência operacional no setor elétrico, no entanto, é um grande desafio, dadas as inúmeras modificações ocorridas nas últimas décadas. A disseminação de cargas sensíveis e não-lineares, a regulação criteriosa sobre qualidade de energia e, principalmente, a penetração de Geração Distribuída (GD) nos sistemas de distribuição demandam novos estudos para a readequação dos sistemas de controle, comunicação e proteção, a fim de realinhar a operação aos novos cenários. Estes fatos têm colaborado para o recente surgimento de novos conceitos de operação, como apontado nas discussões sobre as Redes Inteligentes (Smart Grids) e Microrredes (Microgrids), que remetem a um maior investimento em infraestrutura de suporte, principalmente na parte de telecomunicações.
A utilização de IEDs (Intelligent Electronic Devices), como os relés digitais, e o vertiginoso processo de digitalização dos SEP no Brasil e ao redor do mundo abrem espaço para o desenvolvimento de soluções modernas e mitigação de problemas antes insolúveis. Nesta direção, este projeto de pesquisa se posiciona como difusor das práticas de Proteção Digital, bem como motivador para o desenvolvimento de técnicas avançadas e investigação de novos problemas. Sempre buscando ampliar a fronteira do conhecimento.

Data de início: 04/05/2017
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado MURILLO COBE VARGAS
Aluno Doutorado SERGIO PAZZINI DA SILVA MATOS
Aluno Doutorado EDMILSON BERMUDES ROCHA JÚNIOR
Aluno Mestrado LUIZ GUILHERME RIVA TONINI
Aluno Mestrado MARIANA ALTOÉ MENDES

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910