Análise e Caracterização da Operação Balanceada de um Anel de Recirculação em Fibra

Resumo: Este projeto propõe analisar e caracterizar um anel de recirculação (RCL) ou loop em fibra montado em laboratório, capaz de realizar testes sobre a utilização e operação de sistemas a fibra óptica transmitindo informação a taxas de Gb/s. Os estudos ocorrem na janela de comunicação óptica de 1550 nm que corresponde à menor atenuação em fibras monomodo.
Há duas etapas de realização do projeto: a primeira envolve simulação computacional para prever o comportamento do anel de recirculação diante de alterações efetuadas em sua configuração ou condições de balanceamento. Em seguida haverá a montagem experimental considerando as variações previamente simuladas. Um dos objetivos é criar uma ferramenta de análise, predição, otimização e gerar resultados inicialmente a partir de simulação que devem ser posteriormente testados em experimentos no laboratório. Este anel de recirculação ou loop em fibra óptica serviria como um testbed capaz de simular um enlace tão longo quanto forem o número de voltas em que a luz se propaga no anel.
A operação balanceada do anel será avaliada em função do ajuste de potência presente no anel composto por uma bobina de fibra monomodo padrão, um amplificador óptico, atenuadores variáveis e o dispositivo de saída do anel – um modulador óptico ou comutador. Efeitos relacionados à variação do estado de polarização na fibra presente no anel serão analisados e comparados a enlaces com dimensões equivalentes simulados na topologia ponto-a-ponto ou em linha reta. A inserção de um controlador de polarização no anel permitirá ajustar variações na polarização a cada volta no loop, evitando variações periódicas e permitindo avaliar as características de polarização da luz tal como a propagação observada em um sistema de longa distância em linha reta.
A importância deste estudo para a região de Vitória está no fato de criar condições experimentais em um laboratório local, o LABTEL da UFES, e que poderá dar suporte no domínio óptico nos estudos, testes e viabilidade de desenvolvimento de serviços a serem disponibilizados na rede de fibras ópticas e acessos da Rede Metropolitana atualmente em implantação (METROVIX). A Metrovix vai disponibilizar para a região metropolitana de Vitória uma rede de alta velocidade voltada para as áreas de educação, saúde e desenvolvimento de pesquisas científicas. Os serviços pensados inicialmente para trafegar na Rede Metrovix podem ser previamente testados no anel de recirculação no LABTEL. A possibilidade de utilização do anel de recirculação para estudar enlaces com as dimensões envolvidas em redes metropolitanas deverá ser testada e os resultados analisados posteriormente.

Data de início: 01/12/2007
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado FLAVIO RABELLO DE SOUZA
Coordenador MARIA JOSE PONTES
Pesquisador MARCELO EDUARDO VIEIRA SEGATTO
Pesquisador MOISÉS RENATO NUNES RIBEIRO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910