Uso da Robótica para Exploração e Descoberta do Ambiente para Crianças com Deficiência Física Severa

Nome: CARLOS TORTURELLA VALADÃO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/03/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AGDA FELIPE SILVA GONÇALVES Examinador Externo
AUGUSTO CESAR PINTO LOUREIRO DA COSTA Examinador Externo
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO Orientador

Resumo: Crianças com deficiência física severa têm pouca chance de conseguirem interagir com o mundo e, devido a esta falta d einteração, acabam por criar um conceito de que não são capazes de realizar tarefas sozinhas, ideia esta chamada de "indefesa aprendida". Com esta falta de experiências, pode ocorrer comprometimento na parte de aprendizagem, uma vez que uma boa interação com o ambiente ao redor auxilia muito no processo de aprendizado. No entanto, com o auxílio de robôs, é possível fazer com que haja uma interação com o mundo de uma forma diferente, melhorando sua capacidade de cognição, socialização e, por fim, sua própria auto-estima. Tais elementos são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.
A grande motivação desta Dissertação de Mestrado é fazer com que essas crianças tenham uma melhor qualidade de vida, e, principalmente, desenvolvimento cognitivo e auto-estima. O sistema desenvolvido permite que a criança manipule de forma mais autônoma robôs, desde que configurados previamente pelo programa. Para fazer tal manipulação a criança utiliza alguns dispositivos auxiliares como sensores de inclinação e sensores mioelétricos, dentre outros dispositivos que podem ser configurados no sistema.
Isso faz com que o sistema seja flexível a diversos dispositivos e robôs, bastando apenas fazer as devidas configurações, tanto no dispositivo como no sistema. É esperado que com tal programa as crianças sejam capazes de ter maior interação social, melhoria no quadro cognitivo e auto-estima, tentando, de certa forma, equilibrar os efeitos negativos da deficiência física.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910